A Tabela é a ferramenta mais utilizada quando se está estudando Química.
Hoje a tabela é desenhada de várias formas. A mais comum e mais difundida é esta tabela mostrada na imagem ao lado.
Na química o nome já da uma grande informação sobre a característica do que se está trabalhando. Logo, a tabela ganhou nome de periódica por apresentar uma característica básica - ser ordenada em ordem crescente de número atômico.
Porém para a tabela chegar a este formato, a história é longa. Após a era dos alquimistas que acreditavam que todas as coisas eram formadas ou melhor composta por 4 elementos fundamentais ( terra, água, fogo e vento). Depois do mito cair pelas descobertas dos elementos químicos mais abundantes como: carbono, oxigênio, hidrogênio, entre outros. Assim surgiram muitos elementos químicos. E os químicos decidiram juntar e ordenar tudo em uma tabela para que se pudesse ter a disposição com maior facilidade e organização.
Um dos primeiros pesquisadores a colaborar com a tabela foi Antonie Lavoisier, com a descoberta e publicação de 33 elementos. Porém o cientista mais famoso pela organização da tabela foi Dmitri Ivanovich Mendeleiev. Alguns livros relatam que Mendeleiev estava em um trem e teve um sonho com os elementos ordenados em uma tabela. Mas Mendeleiev ordenou a tabela em ordem crescente de massa atômica. Assim ficando algumas lacunas que não conseguiam ser preenchidos.
Dmitri Ivanovich Mendeleiev
Então o cientista Henry G. J. Moseley utilizando a tecnologia de raio-X, verificou que os elementos se diferenciavam pelo número de prótons em seu núcleo ou seja, pelo seu número atômico. Logo, ele montou uma tabela em ordem crescente de número atômico que vigora até hoje.
Se quiser saber mais sobre a tabela periódica dos elementos químicos acesse www.tabelaperiodicacompleta.com
ResponderExcluirEspero que tenha ajudado. Grande abraço
Marco